domingo, 30 de outubro de 2011

Antônio Francisco Lisboa o Aleijadinho

Antonio Francisco Lisboa o Aleijadinho
Nascido em Ouro Preto M.Gerais por volta de 1730,nunca se soube a data exata. Seu Pai,Manuel Francisco Lisboa era português,Foi um dos primeiros a atuar como arquiteto em Minas Gerais, sua mãe era uma escrava africana de nome Isabel. Cursou apenas o Ensino Primário,aprendeu a arte com seu pai e um tio (Antônio Francisco Pombal) entalhador famoso nas Minas Gerais.


Ganhou o apelido de Aleijadinho depois de contrair uma Doença degenerativa aos 47 anos. A natureza da doença nunca se soube ao certo se foi causada por  sífilis, lepra, tromboangeíte obliterante ou ulceração gangrenosa das mãos e dos pés. Depois de perder os dedos dos pés passou a andar de joelhos, protegendo-os com dispositivos de couro, ou a se fazer carregar,por amigos. Ao perder os dedos das mãos, passou a esculpir com o cinzel e o martelo que eram amarrados em seus punhos.


Antônio Francisco Lisboa, segundo consta, foi progressivamente afetado pela doença e se afastou da sociedade, relacionando-se apenas com dois escravos e ajudantes. Nos dois últimos anos de vida se viu inteiramente cego e impossibilitado de trabalhar. Morreu em algum dia de 1814 sobre um estrado em casa de sua nora, na mesma Vila Rica onde nascera.

Um comentário:

Lunna disse...

Amiga linda, feliz dia todo dia.
Que hoje seja mais especial que outros dias.

Ei amiga o Luas Negra Livros está fazendo aniversário, e como você faz parte dessa festa, tem presentinho lá para você, se gostar é só levar, ok.
http://www.luasnegra.blogspot.com/

Beijos de gira-sol.
Lua